ENTRE EM CONTATO

(48) 3255-1831 | 3255-7341

contato@odontokist.com.br

Odontokist Equipe Odontokist Estrutura odontokist

Tratamentos Voltar

Imagens da internet

ORTODONTIA

A ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, e o posicionamento dentário durante o seu desenvolvimento  identificando os desvios da normalidade para que possam ser tratados.

Para o inicio do tratamento e necessário uma avaliação inicial com o seu ortodontista para que este lhe peca alguns exames complementares ( documentação ortodôntica ), que serão analisados cuidadosamente no intuito de um planejamento  individualizado de acordo com as necessidades  e queixas de cada cliente.

A Ortodontia de excelência busca além de alinhar os dentes, equilibrar a mordida, planejar os espaços para a colocação de dentes perdidos, melhorar a estética e a autoestima.E por isso é tão desafiadora. 

O importante de uma Ortodontia bem feita não é a ferramenta e sim o planejamento. Diagnosticar com clareza e saber as expectativas do cliente para poder escolher o caminho que iremos tomar para que lá no final tenhamos o sucesso almejado.
Independente da ferramenta que vamos utilizar se é aparelho fixo metálico, aparelho fixo estético de cerâmica ou safira, autoligado, expansor, alinhadores ou mini-implantes; o importante é a satisfação do cliente. 

Não há limite de idade para um tratamento ortodôntico, desde que o periodonto esteja saudável. 

Os aparelhos fixos estão cada vez mais modernos. Os brackets são menores, mais confortáveis. Os fios exercem forças mais biólogicas. Os materiais de colagem são mais resistentes.

Trabalhamos também com aparelhos safira, que ficam menos aparentes e os alinhadores. leia mais em alinhadores


Quais os exames que preciso para iniciar o tratamento?

Os exames podem variar , mas de uma forma geral normalmente são compostos de um modelo de gesso das arcadas , Rx panorâmico , Rx periapical , Telerradiografia lateral , fotos extra e intrabucais.

A partir de que idade o tratamento ortodôntico pode ser iniciado ?

Vai  depender  de uma avaliação inicial para detectar a real necessidade . Normalmente a partir dos 6 a 7 anos , quando a criança começa a trocar os primeiros dentes de leite.


Quais as principais diferenças do tratamento ortodôntico em adultos?

No adulto temos algumas limitações principalmente por não contarmos com o crescimento ósseo, metabolismo diferenciado e alterações sofridas nos dentes e tecidos com o decorrer do tempo. Porém  o  avanço tecnológico e nosso aliado, temos aparelhos, técnicas e materiais que tornam  possível  a realização de  qualquer tratamento, desde que bem planejado.


Quais os principais tipos de aparelhos ortodônticos ?

Aparelho fixo metálico
Aparelho fixo estético ( safira , porcelana , cerâmica )
Aparelho fixo lingual
Aparelho fixo autoligável ( metálico e estético )
Alinhadores
Invisalign


Quanto tempo leva um tratamento ortodôntico?

O tempo de tratamento normalmente varia de 18  a 36 meses , porem  só a partir  de uma avaliação  detalhada  e  que  se  pode  ter  uma  ideia  de  tempo  já  que  todo  tratamento  deve ser  feito  de  forma  individualizada para  cada pessoa.


O que pode acontecer se problemas ortodônticos não forem tratados?

Os dentes  estando  mal posicionados dificultam a higienização, facilitando o aparecimento de caries, doenças  gengivais, desgastes  e fraturas dentárias .  Além  disso  podemos ter  alterações da fala, estalos  na  ATM,  dores articulares e de cabeça entre outros.


É dolorido o tratamento ortodôntico?

 A dor pode existir, sua intensidade depende do limiar de dor de cada cliente, normalmente ela aparece logo após a ativação do aparelho. É certo que com o avanço tecnológico dos fios e braquetes  utilizados tem-se minimizado bastante a dor.  A harmonia do sorriso e correta função mastigatória aliado sempre que possível a uma melhora do perfil facial do cliente é o que buscamos. Para que estes resultados sejam alcançados é de suma importância um   bom diagnóstico e planejamento multi-disciplinar de cada caso, pois cada pessoa é única. Agende uma avaliação e descubra o que de melhor a ortodontia pode fazer por você !


Tipos de aparelhos

1- Se você procura um aparelho ortodôntico com excelente relação custo-benefício, com custo acessível, fácil manipulação por parte do Ortodontista e com grande eficiência no tratamento dos problemas de mau posicionamento dentário. O seu aparelho é o METÁLICO.

2- Se você procura um aparelho ortodôntico esteticamente mais agradável, que imita a cor natural dos dentes, sendo mais discreto que o aparelho metálico (pois somente o fio é de metal) e também com grande eficiência no tratamento. O seu aparelho é o de PORCELANA ou de SAFIRA.

3- Se você procura o que há de mais avançado em tecnologia no tratamento ortodôntico a proposta é o uso de uma série de alinhadores transparentes (altamente estéticos) que permitem a movimentação dos dentes sem utilização de braquetes e fios. O aparelho funciona como um aparelho removível, pode ser retirado para comer, beber e limpar os dentes. Porém o seu uso é restrito e o custo do tratamento mais elevado em relação ao tratamento convencional. O seu aparelho é o sistema INVISALIGN®.

4- Se você procura um tratamento ortodôntico mais rápido em relação ao convencional, com menor sensibilidade dolorosa e com diminuição no número de visitas ao ortodontista, através de um aparelho que produz forças leves e contínuas, com menor atrito, pois não utiliza as ligaduras elásticas (borrachinhas). O seu aparelho é o AUTOLIGÁVEL.

Conheça a Clínica

Últimas Notícias

Sensibilidade dentária

22/06/2015 11:29:43

Saúde Bucal e Qualidade de Vida

22/06/2015 11:27:21

Quem Somos

Somos uma equipe de profissionais especializados nas diversas áreas da Odontologia. Preparados a cuidar das necessidades bucais de forma multidisciplinar, empregando conceitos inovadores e pensando sempre na sua qualidade de vida.



Entre em Contato

R. Ernani Cotrim, 183
Imbituba - SC - 88780-000

(48) 3255-1831 | 3255-7341