ENTRE EM CONTATO

(48) 3255-1831 | 3255-7341

contato@odontokist.com.br

Odontokist Equipe Odontokist Estrutura odontokist

Tratamentos Voltar

Imagens da internet

PERIODONTIA

Periodontia 

Trata dos tecidos que estão ao redor do dente. Gengiva, osso e ligamento periodontal são os tecidos que dão sustentação ao dentes. 

A harmonia de um lindo sorriso depende também da proporção do tecido gengival. Por isso o especialista em periodontia trabalha com cirurgias plásticas gengivais. Seja removendo excessos, melhorando contornos ou trabalhando com enxertos gengivais onde necessário.
 
O Periodontista também é o especialista em melhorar o mau-hálito. Através de pesquisa minuciosa ele pode investigar e tratar a causa do mau- hálito que tanto incomoda e afeta os relacionamentos entre as pessoas.  Você sabia que mais de 90% da causa do meu hálito está na boca?

As doenças periodontais geralmente são causadas pelo o acúmulo de placa bacteriana.
 Quando apenas as gengivas são atingidas pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, chamamos a inflamação de Gengivite. Quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado (vemos isso nas radiografias), chamamos de Periodontite.

A gengivite é sempre reversível, sem danos ou sequelas posteriores. Já a periodontite pode deixar sequelas como perda óssea, retrações, defeitos maiores que prejudicam a estética e a escovação e até causar a perda dental.

A periodontite é uma doença com grande prevalência no Brasil. Muitas pessoas não sabem que tem, pois dificilmente causa dor. O sinal recorrente geralmente é o sangramento gengival. Mas em fumantes esse sinal é mascarado pela vasoconstrição que o próprio cigarro causa. O outro sinal seria o amolecimento dos dentes, mas quando se nota a doença, muitas vezes,  já está bem avançada. 

Se você tem pessoas na família com doença periodontal, tem uma maior propensão a desenvolver. Ter um Periodontista de confiança para lhe acompanhar  seria aconselhável. 
Uma infecção crônica como a periodontite é uma porta de acesso direto das bactérias a circulação sanguínea deixando a pessoa mais susceptível a problemas cardíacos como a endocardite e infarto. 

A periodontia também piora doenças como a diabete e diminuem a imunidade deixando a pessoa mais susceptível a doença infecciosas como o COVID. 
Um tratamento periodontal bem feito pode ajudar na eliminação de toda infecção, melhorando a saúde geral. 

Geralmente o tratamento é feito com raspagens para eliminação de todo o tecido inflamado e desarranjar as colônias bacterianas. 
A combinação do tratamento periodontal com a Ozonioterapia trará melhor resultado. Saiba mais sobre a Ozonioterapia

O que é PERIODONTITE ou DOENÇA PERIODONTAL?

É uma infecção crônica que destrói gradualmente o osso e gengiva ao redor dos dentes.   Perdendo o osso ao redor das raízes, perderá os dentes, mesmo se estes estiverem livres de cárie.


O que causa a DOENÇA PERIODONTAL?

A causa primária da PERIODONTITE é a placa dentária e a resposta inflamatória associada.   Mas também pode ser influenciada significativamente pelo fumo, genética, bruxismo, e a saúde sistêmica.  


Quais os sinais e sintomas da DOENÇA PERIODONTAL?

Geralmente é indolor e assintomática. Porém, as vezes, pode-se notar sangramento e mau-hálito. Em casos mais avançados, já o amolecimento dos dentes.
A doença periodontal é perigosa  na medida em que de cada 5 pacientes com a doença, 4 não sabem que têm. Quando descobrem pode já estar perdendo os dentes.

Como posso prevenir a doença periodontal?

É importante manter a higiene bucal em casa adequadamente e visitar periodicamente  a dentista para reduzir o risco de desenvolver esta doença.
 

Como a ODONTOKIST pode me ajudar para eu prevenir e tratar a DOENÇA PERIODONTAL?

A dra. Eleonora  fará sempre uma avaliação completa e abrangente de sua condição periodontal e saúde bucal em geral.  A partir dessa avaliação, ela vai apresentar uma sequência de tratamento planejado especificamente para as necessidades de cada paciente.


Qual o tratamento recomendado?

Há uma variedade de opções de tratamento, dependendo da gravidade do problema ou perda óssea ao redor dos dentes. É importante não confundir tratamento periodontal com limpeza profissional.


Como esse tratamento pode me ajudar?

O objetivo do tratamento é ajudar a preservar os dentes com a preservação ou regeneração do osso que sustenta as raízes.


O que pode acontecer se eu não tratar?

Além da perda dos dentes ,  A DOENÇA PERIODONTAL também pode afetar e prejudicar a diabetes, gravidez, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e outras doenças sistêmicas.


Conheça a Clínica

Últimas Notícias

Sensibilidade dentária

22/06/2015 11:29:43

Saúde Bucal e Qualidade de Vida

22/06/2015 11:27:21

Quem Somos

Somos uma equipe de profissionais especializados nas diversas áreas da Odontologia. Preparados a cuidar das necessidades bucais de forma multidisciplinar, empregando conceitos inovadores e pensando sempre na sua qualidade de vida.



Entre em Contato

R. Ernani Cotrim, 183
Imbituba - SC - 88780-000

(48) 3255-1831 | 3255-7341