ENTRE EM CONTATO

(48) 3255-1831 | 3255-7341

contato@odontokist.com.br

Odontokist Equipe Odontokist Estrutura odontokist

Tratamentos Voltar

Imagens da internet

ORTODONTIA

A ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, e o posicionamento dentário durante o seu desenvolvimento  identificando os desvios da normalidade para que possam ser tratados.
Para o inicio do tratamento e necessário uma avaliação inicial com o seu ortodontista para que este lhe peca alguns exames complementares ( documentação ortodôntica ), que serão analisados cuidadosamente no intuito de um planejamento  individualizado de acordo com as necessidades  e queixas de cada cliente.
Na Odontokist, além da analise dos especialistas em Ortodontia ainda podemos contar com o auxilio de especialistas em outras áreas da odontologia para que tenhamos um melhor diagnóstico e plano de tratamento visando um resultado final que contemple o cliente como um todo no que diz respeito a saúde e estética do sistema bucofacial.


Quais os exames que preciso para iniciar o tratamento?

Os exames podem variar , mas de uma forma geral normalmente são compostos de um modelo de gesso das arcadas , Rx panorâmico , Rx periapical , Telerradiografia lateral , fotos extra e intrabucais.

A partir de que idade o tratamento ortodôntico pode ser iniciado ?

Vai  depender  de uma avaliação inicial para detectar a real necessidade . Normalmente a partir dos 6 a 7 anos , quando a criança começa a trocar os primeiros dentes de leite.


Quais as principais diferenças do tratamento ortodôntico em adultos?

No adulto temos algumas limitações principalmente por não contarmos com o crescimento ósseo, metabolismo diferenciado e alterações sofridas nos dentes e tecidos com o decorrer do tempo. Porém  o  avanço tecnológico e nosso aliado, temos aparelhos, técnicas e materiais que tornam  possível  a realização de  qualquer tratamento, desde que bem planejado.


Quais os principais tipos de aparelhos ortodônticos ?

Aparelho fixo metálico
Aparelho fixo estético ( safira , porcelana , cerâmica )
Aparelho fixo lingual
Aparelho fixo autoligável ( metálico e estético )
Alinhadores
Invisalign


Quanto tempo leva um tratamento ortodôntico?

O tempo de tratamento normalmente varia de 18  a 36 meses , porem  só a partir  de uma avaliação  detalhada  e  que  se  pode  ter  uma  ideia  de  tempo  já  que  todo  tratamento  deve ser  feito  de  forma  individualizada para  cada pessoa.


O que pode acontecer se problemas ortodônticos não forem tratados?

Os dentes  estando  mal posicionados dificultam a higienização, facilitando o aparecimento de caries, doenças  gengivais, desgastes  e fraturas dentárias .  Além  disso  podemos ter  alterações da fala, estalos  na  ATM,  dores articulares e de cabeça entre outros.


É dolorido o tratamento ortodôntico?

 A dor pode existir, sua intensidade depende do limiar de dor de cada cliente, normalmente ela aparece logo após a ativação do aparelho. É certo que com o avanço tecnológico dos fios e braquetes  utilizados tem-se minimizado bastante a dor.  A harmonia do sorriso e correta função mastigatória aliado sempre que possível a uma melhora do perfil facial do cliente é o que buscamos. Para que estes resultados sejam alcançados é de suma importância um   bom diagnóstico e planejamento multi-disciplinar de cada caso, pois cada pessoa é única. Agende uma avaliação e descubra o que de melhor a ortodontia pode fazer por você !


Tipos de aparelhos

1- Se você procura um aparelho ortodôntico com excelente relação custo-benefício, com custo acessível, fácil manipulação por parte do Ortodontista e com grande eficiência no tratamento dos problemas de mau posicionamento dentário. O seu aparelho é o METÁLICO.

2- Se você procura um aparelho ortodôntico esteticamente mais agradável, que imita a cor natural dos dentes, sendo mais discreto que o aparelho metálico (pois somente o fio é de metal) e também com grande eficiência no tratamento. O seu aparelho é o de PORCELANA ou de SAFIRA.

3- Se você procura o que há de mais avançado em tecnologia no tratamento ortodôntico a proposta é o uso de uma série de alinhadores transparentes (altamente estéticos) que permitem a movimentação dos dentes sem utilização de braquetes e fios. O aparelho funciona como um aparelho removível, pode ser retirado para comer, beber e limpar os dentes. Porém o seu uso é restrito e o custo do tratamento mais elevado em relação ao tratamento convencional. O seu aparelho é o sistema INVISALIGN®.

4- Se você procura um tratamento ortodôntico mais rápido em relação ao convencional, com menor sensibilidade dolorosa e com diminuição no número de visitas ao ortodontista, através de um aparelho que produz forças leves e contínuas, com menor atrito, pois não utiliza as ligaduras elásticas (borrachinhas). O seu aparelho é o AUTOLIGÁVEL.

Conheça a Clínica

Últimas Notícias

Sensibilidade dentária

22/06/2015 11:29:43

Saúde Bucal e Qualidade de Vida

22/06/2015 11:27:21

Quem Somos

Somos uma equipe de profissionais especializados nas diversas áreas da Odontologia. Preparados a cuidar das necessidades bucais de forma multidisciplinar, empregando conceitos inovadores e pensando sempre na sua qualidade de vida.



Entre em Contato

R. Ernani Cotrim, 183
Imbituba - SC - 88780-000

(48) 3255-1831 | 3255-7341