ENTRE EM CONTATO

(48) 3255-1831 | 3255-7341

contato@odontokist.com.br

Odontokist Equipe Odontokist Estrutura odontokist

Notícias

Doença na boca pode estar associada a infarto

Publicado em: 22/06/2015 11:25:15

Doença na boca pode estar associada a infarto

Aparentemente inofensiva e de fácil tratamento, a periodontite, doença inflamatória crônica da gengiva, tem despertado a atenção dos profissionais de saúde. As evidências de uma relação com doenças sistêmicas crônico-inflamatórias, como a artrite reumatóide e doença renal, ou até mesmo com doenças como o diabetes e a osteoporose, se acumulam. Novidade mesmo é a sua associação com infarto agudo do coração, com partos prematuros, gastrites e úlceras, e com infecção pulmonar - assuntos ainda pouco estudados.

 

O que é periodontite? E o que é gengivite?

A Periodontite é uma doença do periodonto (região que envolve o dente) de natureza infecciosa (causada por microorganismos como as bactérias) e inflamatória. Na gengivite, a gengiva superficial é acometida, enquanto que na periodontite, o aparelho de inserção (ligamento periodontal, cemento radicular e osso alveolar) está envolvido. A progressão, ou melhor, a contínua perda de inserção periodontal, pode levar o paciente a apresentar mobilidade e mudança de posição dentária, com possibilidade de perda dos dentes.

 

Porque essa relação com outras doenças?

A periodontite tem sido extensivamente relacionada a doenças crônico-inflamatórias, como a artrite reumatóide e as doenças coronarianas. Quando localizada a infecção no periodonto, o indivíduo gera uma resposta inflamatória para conter o problema. No entanto, essa resposta pode ser intensa a ponto de prejudicar outros órgãos através das substâncias geradas no processo inflamatório.

É importante salientar que o objetivo dessa informação não é diminuir a importância de fatores de risco clássicos, tais como colesterol, idade, sexo, fumo, diabetes, mas sim, acrescentar mais um fator de risco a ser considerado na avaliação de pacientes de risco para doenças cardiovasculares.

 

Como se prevenir de uma Periodontite?

A melhor e mais simples forma de prevenir o aparecimento das doenças periodontais inclue uma higiene oral pessoal eficiente, com uso de escovas dentais apropriadas e fio dental. Aparentemente é de fácil solução, mas ainda existe muito a ser alcançado em termos de higiene oral. Visitas periódicas ao dentista também são importantes para a manutenção da saúde oral.

 

E o tratamento?

O tratamento das periodontites inclue remoção de placa bacteriana e cálculo supra e subgengival, através de raspagens. Em alguns casos mais agressivos ou refratários, cirurgias periodontais podem ser necessárias.

 

Na Clínica Avançada OdontoKist você pode fazer uma avaliação de sua saúde bucal.

Venha fazer parte dessa inovação.

(48) 3255-1831


Quem Somos

Somos uma equipe de profissionais especializados nas diversas áreas da Odontologia. Preparados a cuidar das necessidades bucais de forma multidisciplinar, empregando conceitos inovadores e pensando sempre na sua qualidade de vida.



Entre em Contato

R. Ernani Cotrim, 183
Imbituba - SC - 88780-000

(48) 3255-1831 | 3255-7341